O que o seu gato está tentando te dizer

Você pode ter uma sincronia maior com o seu felino e entender o que ele está querendo dizer, isso porque eles se comunicam de diversas maneiras, demonstram afeto, tristeza, dor, entre outras emoções que muitas vezes não percebemos, mas depois de ler esse texto você vai identificar e se aproximar ainda mais do seu bichano.

Esfregar a cabeça ou a calda nas pernas: Demonstra que ele está feliz em estar próximo de você. Essa ação também significa que ele está demarcando território, pois as glândulas deixam nas pernas o cheiro do felino.

Rabo balançando: É sinal de impaciência, irritação ou mesmo predisposição para ataques. A melhor coisa que você pode fazer nessa hora é deixa-lo quieto para se acalmar

Rabo esticado e pelos arrepiados: Sinal vermelho! O bichano está se sentindo ameaçado e com muito medo. Se ele for irritado pode até atacar o alvo ameaçador.

Barriga para cima: A barriga e o pescoço são muito sensíveis, quando o felino fica de barriga para cima, ele está permitindo que você faça carinho. Isso é sinal de confiança, docilidade e submissão.

Caminhar agachados: Ataque ao alvo. Ele está se preparando para caçar, muitas vezes esse comportamento vem acompanhado de um miado semelhante ao barulho de um grilo.

Ronrono: Aquele barulhinho que parece um chiado significa que ele está muito contente e usa esse sinal tentando que você fique feliz também.

Som do miado: Fique atento, também, às variações do miado. Quando o som é mais ameno, é porque o gato está querendo alguma coisa, geralmente carinho ou comida. Já quando o miado atinge um tom bem agudo, é sinal de que ele viu algo estranho e quer que você o ajude.

Fazer as necessidades fora da caixinha: Ele está tentando mostrar que a caixinha está suja ou que ele está carente. Fique atento!

Afiar as unhas onde não deve: É outro sinal de carência, não é ao acaso que eles escolhem os ambientes que o dono mais tem o hábito de frequentar.

Agora que você conhece mais sobre o que deixa o seu felino irritado ou feliz, é só aproveitar os momentos ao lado dele e alimentar a ligação entre vocês.